Achocolatado com o autor Bruno Lopez

       Bruno Lopez é um publicitário, escritor, poeta, contista, cronista, romancista, colunista, blogueiro, ator e cantor votorantinense. Tem 30 anos e vive em Sorocaba, onde concluiu a graduação em comunicação social (publicidade e propaganda) pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Entre 2012 e 2014, atuou como assistente de elenco na Academia de Teatro Acrópole. Entre 2016 e 2017, atuou como assistente de professor na Escola de Teatro Dell'Art. Em 2019, concluiu o curso de extensão universitária em criação literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e, em seguida, ingressou no curso técnico em guia de turismo pela Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC-SP), formando-se em 2020. Durante seu período de formação acadêmica, obteve certificados em cursos ofertados pela Universidade Autônoma do México (UNAM), pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (BELAS ARTES), pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atualmente, é tenor no Coral Fundec de Sorocaba e trabalha como gerente comercial. Seus principais trabalhos como escritor são a publicação do seu primeiro romance (Caruda), as postagens semanais em seu blog literário Gaita Literária e a participação em antologias literárias pela Psiu Editora, pela Editora Trevo e pela Ao Vento Editorial.


      Começando com alguns comentários sobre o início da sua imersão na escrita literária, o autor revela que sempre se manteve muito próximo dos textos, embora os primeiros contatos tenham sido de uma forma mais tímida e discreta. "Eu sempre gostei de escrever. Sempre rabisquei algumas coisas, mas nunca levei muito a sério. Certo dia, fui selecionado para escrever na coluna de resenhas do site MusicaisBR, e então me apaixonei por aquilo." Uma experiência muito satisfatória e singular que o levou a seguir outros passos. Aos poucos, a prática o fez criar um gosto pela atividade que se tornou um grande estilo de vida e de se expressar. Isso o fez passar por várias etapas até chegar à sua primeira publicação solo. "Escrevi meu primeiro livro, Caruda. Me inscrevo em diversos concursos literários e mantenho meu blog Gaita Literária com postagens semanais."

      Em sua vida profissional, o autor destaca algumas características e habilidades que o ajudam a exercer melhor as suas funções no comércio. Ele também menciona como tudo isso faz parte dos seus planos para um futuro na literatura. "[...] Eu sempre gostei de ficção e romance. Então, eu percebi que poderia levar mais experiências emotivas para pessoas que eu nem conheço. De certa forma, influenciou em minha vida profissional como gestor comercial, pois vejo algumas coisas com outro olhar, sou mais empático e estou me preparando para, em breve, poder seguir carreira na literatura." Foram tantas funções exercidas ainda no começo da sua trajetória profissional que é difícil imaginar quantas pessoas foram marcadas com a sua presença.

      O autor afirma ter participado de alguns editais de antologias literárias, como os da Editora Trevo, da Psiu Editora e da Ao Vento Editorial. Ele publicou contos com temáticas que vão desde a questão do Setembro Amarelo até a pauta LGBTQIA+. Além disso, a publicação de Caruda também foi feita com um grande apoio coletivo. "[...] Para publicar meu livro, foi de forma independente, através de vaquinhas virtuais e ajuda de custo de algumas empresas." E por tratar de projetos e apoio coletivo, Bruno Lopez diz gostar muito de se relacionar com outros autores independentes. São pessoas cheias de sonhos e planos para o futuro. "[...] Adoro conhecer e apoiar pessoas que, como eu, estão buscando seu lugar ao sol. Acredito que se nos apoiamos, temos mais chances de crescer, um ao lado do outro. Conhecer diferentes pontos de vistas e novas histórias sempre nos inspira e enriquece nosso conhecimento de mundo."

      Sobre a disponibilidade de suas obras, o autor fala sobre o valor acessível e as possibilidades de adquiri-las gratuitamente: "Meu livro Caruda, atualmente pode ser adquirido no site da Amazon nos formatos e-book e físico. Até o dia 7 de janeiro estava com downloads gratuitos da obra. Mesmo quando cobrado, é um valor bem acessível para que todos tenham acesso. Quanto às antologias, elas estão disponíveis nos sites das editoras." Algumas antologias também estão disponíveis no formato e-book no Amazon, como O Amor Que A Vida Traz, Aspirações, Seguir O Sol e Somos, todas da Psiu Editora. A antologia Conto Brasil (vol. 6) está disponível no site da Editora Trevo. Outras ainda estão em fase de edição, como Amado Ex e Não Leia Este Diário, ambas também pela Psiu Editora e Pelo Direito de Amar, da Ao Vento Editorial. 

      Por falar em acesso aos livros, Bruno Lopez opina sobre a democratização da leitura: "Acredito que hoje o acesso à leitura está mais democrático. É possível ler em qualquer dispositivo, como celulares, tablets, kindles, livros físicos etc. Além disso, os aplicativos gratuitos de leitura oferecem milhões de livros sem custo, ou seja, ficou bem mais fácil do que procurar por uma biblioteca. Embora há todo um encanto em escolher livros em uma prateleira." Ele enfatiza o papel que as novas tecnologias exercem sobre a variedade de livros e a praticidade para adquiri-los, organizá-los e levá-los para todos os cantos.

      Agora, voltando a falar sobre as suas produções, o autor possui uma preferência bem particular sobre a escrita. O que o motiva a escrever e a continuar se dedicando à literatura é a vida, simples e do jeito que ela é, com os seus acontecimentos marcantes e eternos. "Gosto de escrever sobre a vida, coisas que as pessoas se identifiquem, que sejam reais de alguma forma. Descrever cenas que certamente já aconteceu com você ou com alguém que conhece. Tenho um carinho especial por romances e dramas. São meus favoritos na hora de ler e escrever." Como os seus trabalhos tocam em muitas questões pessoais de quem lê, o autor recebe comentários sobre os textos e se sente muito feliz com o resultado. "Tenho a felicidade de receber elogios com frequência ao meu livro. Embora nem todos gostem de tudo, ele é muito bem recebido por quem lê, principalmente pelo fato de que o(a) protagonista não tem gênero definido e a escrita tenha sido pensada nesse formato." Além disso, o autor possui uma lista de leitores assíduos na Gaita Literária e os feedbacks são sempre positivos. Ele diz que se sente lisonjeado e muito contemplado com as opiniões de outros autores que o acompanham. "Ainda tenho muito a aprender, desenvolver e criar, mas sigo firme acreditando que posso fazer o mundo um pouquinho melhor com meus textos."

      Para todos aqueles que gostariam de começar a escrever ou que pensam seriamente em publicar o que já tem pronto, Bruno Lopez aconselha: "Escreva. Sem medo de errar, sem medo de parecer um tolo com o que vão pensar sobre você. Primeiro, escreva sem ficar se corrigindo. Coloque a ideia para fora e depois vai lapidando. Mande para alguns amigos de confiança para que leiam e te contem o que acharam. Quando se sentir seguro, publique, e se prepare para que você agrade a si mesmo com sua conquista. Muitos vão gostar, muitos não vão e a vida é assim, feita de opiniões e preferências. Mas acredite, quem gostar vai te seguir e vai buscar por mais. Crie para você e para quem possa gostar. Não tenha medo da rejeição. Ela pode até existir, mas sempre há uma calçada do outro lado para que possamos atravessar."

Comentários

  1. Muito obrigado pela matéria e pelo carinho de sempre, muito feliz em estar no Achocolatado 🙂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido Bruno. Muito obrigado pela sua participação.

      Sua presença é muito importante para o blog. Foi uma honra entrevistá-lo.

      Com amor,
      Jojo Campos

      Excluir
  2. Menino de ouro, ou melhor dizendo..tudo que faz é de ouro. Dedicado, sincero, honesto, batalhador..esses sao alguns predicados desse querido !!!
    Suce$$o sempre !!!!😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Cellya. Muito obrigado pela leitura. <3

      Excluir
    2. Sem palavras para tantos elogios. Muito obrigado por todo amor envolvido <3

      Excluir
  3. Parabéns amigo, linda entrevista, bem vc, menino de ouro, vc merece, estou sempre aqui torcendo por você😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, A.B.V. Muito obrigado pela leitura. <3

      Excluir
    2. Obrigado pelo carinho e por acompanhar minha trajetória e postagens <3

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá, querido Zé. Muito obrigado pela leitura. <3

      Excluir
    2. Zé... obrigado pela amizade de sempre e por acompanhar meus trabalhos <3

      Excluir
  5. Parabéns pela entrevista, você é um escritor incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Muito obrigado pela leitura. <3

      Excluir
    2. Nossa! Obrigado, ainda tenho muito a aprender, mas fico feliz que goste das leituras <3

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá. Muito obrigado pela leitura! <3

      Excluir
    2. Muito obrigado... sucesso, para mim, são todos vocês que me acompanham, compartilham e recebem meus textos com muito amor.

      Excluir
  7. Bruno vc é um lindo. Feliz de te conhecer desde quando fazia faculdade com minha filha. Te admiro de montão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Helena. Muito obrigado pela sua leitura. <3

      Excluir
    2. Ahhh Helena! Obrigado pelas palavras e pela amizade de sempre ❤️

      Excluir
  8. Adorei a entrevista! Quem conhece o Bruno sabe que a energia que ele passa é essa aí : "Tem uma calçada do outro lado, basta atravessar!" Esses jovens têm mesmo muito a nos iluminar. 🌺

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas