Achocolatado com o autor Guilherme Formicki

   Guilherme Formicki é um arquiteto, urbanista, escritor, colunista, contista, cronista e poeta paulistano. Tem 28 anos e vive em São Paulo, onde se graduou pela Faculdade de Arquitetura de Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Entre 2017 e 2019, morou em Nova Iorque e estudou mestrado em planejamento urbano na Universidade Columbia. Recentemente, ele foi aprovado em um programa de doutorado na FAU/USP. Seus principais trabalhos como escritor incluem crônicas em uma coluna no site Escritor Brasileiro, contos publicados em antologias da Editora Trevo e da Revista LiteraLivre, o livro Pranto e outros contos em forma de e-book no Amazon (cuja história principal foi premiada em três concursos literários no Wattpad) e outros contos que ainda serão publicados em antologias pela Psiu Editora e pelo Selo Off Flip.

   


   Sobre seus primeiros passos com a escrita, o autor Guilherme Formicki fala sobre seu hábito de leitura desde a sua infância: "Eu sempre gostei de ler. Comecei com os gibis e, aos poucos, fui passando para história infanto-juvenis e depois mais maduras. Acho que aí começa a minha experiência com a literatura, que certamente me inspirou a escrever." Ele relembra seu primeiro texto publicado através de um concurso no Colégio Salesiano Santa Teresinha: "Minha primeira publicação foi no site do colégio onde eu estudava e aconteceu em 2007, quanto eu tinha 15 anos. A professora de técnicas de redação pediu que os alunos escrevessem um texto sobre a sensação de uma nota dentro de um instrumento musical. A minha redação intitulada Clausura foi a escolhida dentre todas para ir ao site, o que me deixou muito feliz até hoje." Depois da primeira publicação, o autor afirma que passou alguns anos escrevendo somente redações nos simulados para os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No entanto, ele voltou a escrever outros textos após ingressar na universidade: "Naquela época, eu achava que os romances seriam a minha praia. Por mais que eu esteja escrevendo um atualmente, no fim das contas eu acabei focando nos contos, que são minha paixão." Guilherme Formicki também reforça a grande importância que a escrita exerce na sua vida profissional: "Como eu optei por seguir uma carreira acadêmica, escrever também é importante para mim na frente profissional. E acredito que escrever ficção tem me ajudado a escrever textos científicos e vice-versa."

  Quanto à contribuição dos projetos de publicações independentes de forma coletiva, o autor cita alguns de seus textos publicados em algumas antologias: "No ano passado, um conto meu saiu na Antologia Conto Brasil Vol. 6, da Editora Trevo. Nesse momento, eu estou contribuindo com outras antologias, que deverão ser publicadas em 2021 pela Psiu Editora e pelo Selo Off-Flip." Essa participação em antologias permitiu que o autor tivesse um contato mais próximo com outros escritores independentes. Ele também destaca como o COVID-19 influenciou nas suas relações com a escrita e a leitura: "Em tempos de pandemia o contato infelizmente é apenas virtual, mas já me enriquece muito. Eu leio textos de autores mais próximos e fico feliz em dar minha opinião sobre eles e em pedir opiniões sobre o que escrevo. Também peço dicas de leitura e aprendo a divulgar meu trabalho com eles, em especial com os autores mais experientes." Aliás, ele também publica microcontos em seu perfil no Instagram (@guilherme_formicki) e possui contos disponívels no Wattpad (@GuilhermeFormicki) e na 22ª edição da Revista LiteraLivre

  Em relação ao acesso à leitura e às produções literárias, Guilherme Formicki fala sobre a leitura como uma necessidade para escrever: "Acho que ainda não temos um acesso fácil e igualitário aos livros no Brasil. A nossa cultura de leitura acaba sendo limitada quando comparamos com outros países. E, como para escrever é necessário ler muito, as produções literárias no nosso país poderiam ser ainda mais ricas do que são hoje. Temos autoras e autores muito bons, mas sei que teríamos muito mais gente incrível escrevendo e publicando se o acesso à leitura fosse melhor aqui." Por falar em ler muito e escrever, o autor afirma amar escrever contos, mas ultimamente tem buscado se aperfeiçoar em crônicas e romances. Quanto ao tema, no geral, sua preferência é por temas políticos e existenciais. Aliás, suas produções recebem feedbacks no blog e nas redes sociais: "Em geral, as opiniões são boas e quando há críticas, elas sempre são construtivas e me levam a uma autoavaliação do conteúdo que escrevo." 

   O conselho que o autor oferece aos interessados em começar a escrever ou publicar o que já tem pronto é: "Leia. Leia muito. E busque inspiração não só nos seus autores favoritos, mas em uma gama literária mais ampla. Todo texto nos mostra caminhos e pode nos inspirar de alguma maneira. Costumo dizer que até as bulas de remédios nos ensinam algo (risos). E claro, escreva com regularidade, peça feedbacks e vá aperfeiçoando o que você já tem."

Comentários

Postagens mais visitadas